segunda-feira, 9 de novembro de 2009

SOS CHAPADA DOS VEADEIROS


O projeto de implantação da Usina Hidrelétrica Mirador representa grave ameaça ao PNCV - Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, devido à localização do projeto, no rio Tocantinzinho, que circunda toda a região ao sul do PNCV, de leste a oeste.
O empreendimento, caso implementado, também causará sérios impactos ecológicos na Reserva da Biosfera (Patrimônio Natural da Humanidade), APA Estadual Pouso Alto, nas mais de dez RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) localizadas na bacia hidrográfica e nos corredores ecológicos.


Os danos ambientais iminentes contrariam as diretrizes da Legislação Nacional Ambiental e Hídrica: SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei 9.985), PNRH – Programa Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433), PNMA– Programa Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938) e CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente (Resolução 237 – 97).


O desmatamento da área do reservatório e o enchimento do lago interromperiam permanentemente o principal corredor de fauna que liga o PNCV à bacia do rio Tocantinzinho e às outras RPPNs Federais localizadas na mesma bacia.
O Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA) continha falhas e omitia informações.

Participe nesta MOBILIZAÇÃO NACIONAL, e abra o blog para saber mais como ajudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2007 Template feito por Templates para Você